sábado, 18 de maio de 2013


No dia 18 de maio, a sociedade brasileira será convocada a refletir sobre a proteção de crianças e adolescentes. Será o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ação que mobiliza órgãos públicos e a sociedade civil a incentivarem a proteção de menores contra a violência sexual, o tráfico para fins de exploração, entre outros tipos de violação. Os Escoteiros do Brasil apoiam e atuação no combate a esta grave violação dos direitos humanos.

Referência em educação não-formal para crianças e jovens, os Escoteiros do Brasil entendem como de fundamental importância a capacitação de seus voluntários para não apenas evitar, mas também reconhecer e agir de forma apropriada diante de situações de abusos e maus tratos. Por isso, contam com uma regulamentação que norteia as ações contra as posturas inadequadas.

Para garantir o desenvolvimento de nossas crianças e jovens de maneira saudável, a instituição lançou neste ano o “Programa de Proteção Infantil”, que oferece a pais, dirigentes e escotistas materiais impressos e on-line disponíveis para download no site dos Escoteiros do Brasil, com orientações sobre bullying, cuidados nas redes sociais, etc. Para facilitar a identificação dos materiais, foi produzido um selo com o nome do programa que estará nas capas das publicações. Os voluntários adultos contarão também com um curso a distância obrigatório sobre como devem ser suas atuações no Movimento Escoteiro, abordando procedimentos corretos para prevenir ou agir diante de situações envolvendo a integridade de crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário